Confira a lista com nossos últimos artigos

Vantagens e Desvantagens da DigitalOcean

Sempre que vamos tomar uma decisão é importante listar todas as vantagens e desvantagens de um ponto de vista. Quando resolvi contratar a DigitalOcean lá em 2012, eu listei todos os pontos fortes e fracos da empresa, e resolvi investir meu tempo e dinheiro na proposta que ela oferecia. Estava cansado das hospedagens do Brasil. Tive bastante problemas hospedando meus sites em solo nacional, grande parte dos meus problemas eram advindos da pouca consideração que as empresas nacionais tem com os seus clientes.

Continue lendo...

Introdução a Hospedagem de Sites

Toda ideia de site, blog ou mesmo uma loja online necessita que o seu idealizador faça duas grandes escolhas. Primeiramente ele necessita escolher um domínio (que nomeia o serviço) e em seguida um provedor de hospedagem. Caso desconheça qualquer um desses termos (domínio e provedor de hospedagem), não se preocupe, eles serão explicados no decorrer dessa série de artigos. Vamos aprender ao longo desta série como configurar um servidor web do zero, mas nosso objetivo hoje é apenas entender o conceito geral e ter uma introdução sobre hospedagem de sites.

Continue lendo...

Como Instalar Certificado Digital Grátis Let’s Encrypt

Atualmente é inconcebível você possuir um site ou ferramenta aberta ao público sem o uso de um certificado de segurança. É notório a anos que o Google prioriza sites que possuam certificados de segurança e estejam sobre o tão famoso https, além do Google os navegadores modernos fazem questão de exibir aos usuários o termo “Não seguro” caso o seu site não possua o https implementado, o que acaba impactando negativamente o seu site ou sistema.

Continue lendo...

Deploy Jekyll Site Usando o Git

Usar o Git para realizar o deploy de um site é bem mais conveniente e moderno. Aqueles que usam a ferramenta Jekyll já estão acostumados com o conceito, visto que na documentação oficial já existe um exemplo de como realizar o deploy de um site para o Github Pages usando o Git.

Continue lendo...

Como Instalar Nginx, MySQL, PHP no Ubuntu 18.04

Todo desenvolvedor em algum momento da sua vida terá que provisionar um servidor, seja ele para produção ou para um testes. No Brasil é raro empresas terem um DBA quem dirá um SysAdmin, por esse motivo entender os passos necessários para provisionar um servidor é uma skill indispensável para se destacar no mercado de trabalho brasileiro.

Continue lendo...

Monitorando Processos com Supervisord

Quem trabalha com servidores sabe que cedo ou tarde terá que criar um script que rode em background e que não pare de ser executado em caso de falha ou reinicialização do servidor. Esse tipo de script é comum em gerenciamento de servidores web ou rotinas de backup automatizadas. As vezes processos do Apache, Nginx ou MySQL precisam ser monitorados constantemente para garantir que, em caso de falha, voltem a funcionar automaticamente.

Continue lendo...

Como Migrar O MySQL Para Um Servidor Separado

Se você acompanha nossa série de artigos sobre como configurar um servidor um LEMP ou mesmo o tutorial que ensinamos o passo a passo para se instalar o WordPress na DigitalOcean, deve ter notado que no final do tutorial seu banco de dados MySQL encontra-se na mesma droplet que o seu servidor web (Nginx ou Apache).

Continue lendo...

Como Instalar WordPress Na DigitalOcean

Nesse artigo vamos explicar de forma clara e sucinta todo o processo para instalar WordPress em uma Droplet na DigitalOcean. Apesar de não ser necessário, é recomendado um conhecimento prévio do CMS, antes de tentar realizar a instalação do mesmo. Caso queira conhecer um pouco mais sobre a instalação convencional do WordPress, leia esse artigo aqui, ele explica como instalar o WordPress em menos de 5 minutos.

Continue lendo...

Configurar Servidor LEMP (Nginx, MySQL, PHP) - Parte 3

No artigo anterior terminamos as configurações de segurança de nosso servidor, um passo importante no provisionamento de qualquer ambiente de produção. Neste ponto sua droplet está protegida contra uma série de ataques automatizados, isso garantirá qualidade e segurança ao seu sistema/site. Obviamente essas configurações não o protegem de um código mal escrito ou um software vulnerável, por isso é importante aplicar sempre os patchs de segurança, manter seus aplicativos atualizados e monitorar o log do sistema.

Continue lendo...

Configurar Servidor LEMP (Nginx, MySQL, PHP) - Parte 2

Nessa segunda parte do tutorial vamos dar prosseguimento as configurações de segurança de nosso servidor LEMP, vamos instalar o fail2ban para nos proteger de ataques por força bruta, e também instalar o firewall ufw, para termos um melhor controle das portas abertas em nosso servidor.

Continue lendo...

Configurar Servidor LEMP (Nginx, MySQL, PHP) - Parte 1

Nesse artigos vamos explicar de forma clara e detalhada como configurar um servidor LEMP (Linux, Nginx, MySQL, PHP) para seu próximo projeto. Os pré-requisitos para seguir esse tutorial é ter uma conta na DigitalOcean, e criar um droplet para hospedar seu aplicativo. Caso ainda não tenha cumprido esses requisitos, recomendo a leitura e execução dos artigos anteriores, quando sua droplet estiver ativa retorne a esse tutorial.

Continue lendo...

Diferença Entre Cloud Server, Servidores Dedicados E Hospedagem Compartilhada

Todo mundo sabe que o foco deste site é a DigitalOcean , uma empresa que fornececloud servers de alta qualidade a um preço bastante acessível. Porém é comum surgir a seguinte dúvida na cabeça dos novatos – Qual a diferença primordial entre servidores dedicados, servidores compartilhados e um cloud server? O Objetivo deste artigo e elucidar essa questão, mostrando que um cloud server possui todas as vantagens de um servidor dedicado, porém com o preço acessível de uma hospedagem compartilhada. Vamos entender melhor esse assunto a seguir.

Continue lendo...

Criando Arquivo De SWAP

É normal enfrentarmos problemas com nossas droplets se não configurarmos um arquivo de SWAP corretamente, já que por padrão, ao se criar um novo servidor o SWAP não é gerado automaticamente. A DigitalOcean deixa por conta do desenvolvedor as configurações básicas de sua droplet, isso garante maior flexibilidade e opções ao desenvolvedor. Entre essas configurações básicas a nosso cargo, está a criação do arquivo de SWAP, que muitos se esquecem de realizar. Por isso nesse artigo vamos aprender como criar e dimensionar um arquivo de SWAP corretamente. Mesmo que você seja um novato no mundo GNU/Linux, no final deste tutorial, você terá seu arquivo SWAP funcionando perfeitamente.

Continue lendo...

Como Criar Uma Droplet Na DigitalOcean

Nesse artigos vamos aprender a criar corretamente uma droplet na DigitalOcean, e desta forma, iniciar nossos estudos nessa ferramenta incrível para hospedagem de sites e aplicativos web. O artigo abaixo é separado em passos, isso tem como objetivo organizar a estrutura textual e facilitar posteriores consultas, nosso objetivo aqui é desenvolver um guia em português completo, que ensine todos os passos necessários para ativar uma nova droplet, e ainda, elucidar cada opção fornecida durante a criação da mesma.

Continue lendo...