Diferença Entre Cloud Server, Servidores Dedicados E Hospedagem Compartilhada

Todo mundo sabe que o foco deste site é a DigitalOcean, uma empresa que fornececloud servers de alta qualidade a um preço bastante acessível. Porém é comum surgir a seguinte dúvida na cabeça dos novatos – Qual a diferença primordial entre servidores dedicados, servidores compartilhados e um cloud server? O Objetivo deste artigo e elucidar essa questão, mostrando que um cloud server possui todas as vantagens de um servidor dedicado, porém com o preço acessível de uma hospedagem compartilhada. Vamos entender melhor esse assunto a seguir.

Servidores compartilhados

O acesso à internet se popularizou tremendamente nos últimos anos, milhões de pessoas já possuem acesso diário a grande redes de computadores. E uma parcela cada vez maior dessas pessoas querem compartilhar algum tipo de experiência ou conhecimento que possuem, sobre os mais variados assuntos.  Normalmente esse compartilhamento se dá através da criação de um blog, onde o autor pode passar todo seu conhecimento de forma fácil e simplificada sem a necessidade de grandes conhecimentos sobre servidores ou gerenciamento de máquinas Linux.

cloud server

Porém conforme seu blog cresce, se faz necessário que ele saia das plataformas grátis existentes (que podem limitar o seu crescimento) e hospedar seu blog/site em uma plataforma própria. É ai que os hostings compartilhados brilham, pois devido ao seu baixo custo, são a porta de entrada para praticamente todo mundo que trabalha com o web na atualidade.

Como o nome já diz, um host compartilhado é uma modalidade de hospedagem que o servidor físico e compartilhado entre inúmeros usuários, podendo hospedar centenas se não milhares de sites simultaneamente. Mas é ai que o problema começa, pois, já que o servidor é compartilhado com inúmeros usuários, os recursos disponíveis na máquina hospedeira também são compartilhados. Isso significa que seu site ficará bastante lento se comparado com outros tipos de hospedagens. Além disso a personalização ou instalação de novos programas no servidor não pode ocorrer, impedindo o desenvolvedor de utilizar um recurso que julgue importante e que não se encontre atualmente instalado no servidor.

Essas características acabam por limitar sites de médio e grande porte, por isso os servidores compartilhados são mais comuns em pequenos blogs ou no estágio inicial de desenvolvimento de algumas aplicações.

Servidores dedicados

Os servidores dedicados (como o nome já diz) são servidores que o usuário possui total controle sobre a máquina hospedeira. Dessa forma ele pode instalar qualquer programa que desejar e realizar qualquer personalização nas configurações do mesmo, afim de obter melhor desempenho ou realizar um ajuste fino de sua aplicação.

Esse tipo de servidor possui o maior custo atualmente, pois a máquina hospedeira ao invés de ratear os custos de hardware entre diversos clientes, os aplica em um único cliente. A vantagem obvia dessa modalidade de hospedagem é que você possui todos os recursos da máquina para si mesmo, isso garante o melhor desempenho possível para seu servidor, além de permitir inúmeras personalizações.

Cloud Server

É aqui que a DigitalOcean e sua tecnologia brilham, pois o cloud server é a solução perfeita quando precisamos de performance e baixo custo na hospedagem de sites. O Cloud Server nada mais é que um servidor dedicado virtual, basicamente a empresa cria um datacenter com inúmeros servidores dedicados e dividem todo esse poder de processamento, espaço em disco e memória RAM em inúmeros outros servidores virtuais menores. Dessa forma você pode adquirir um servidor “dedicado” com 512MB de RAM sem ao menos a empresa ter uma máquina física com essa quantidade de memória.

Essa rede virtualizada se comporta de forma análoga a um servidor dedicado real, possuindo as mesmas vantagens de um servidor dedicado. Você pode instalar o software que necessitar, todos os recursos de hardware que você contratou são apenas seus, e nenhum outro usuário divide uma máquina virtual com você. Isso garante um isolamento extra e uma maior segurança ao ser comparado com uma hospedagem compartilhada.

Como a máquina contratada também não é real, o preço final é bem menor que o de um servidor dedicado.

Outra característica dos servidores em nuvem (cloud servers) é que podem ser redimensionados quase instantaneamente a pedido do usuário. Isso significa que você pode começar com 512MB de RAM e aumentar para 2GB de RAM com um simples reboot, sem a necessidade de migrar toda a sua aplicação para um novo servidor. Além do mais a virtualização praticamente mitiga qualquer falha de hardware que possa ocorrer em seu servidor.

Quando um servidor dedicado apresenta uma falha de hardware (quando o disco rígido queima, por exemplo), se a empresa não tiver uma política de backup rígida, todo os dados do usuário foram perdidos. No cloud server o hardware e espelhado, dessa forma uma falha em um disco rígido nem será notada pelo usuário, pois o próprio sistema vai tratar a falha e apontar o disco rígido virtual para o novo local onde estão os arquivos do usuário.

Como você pode notar, o cloud server possui inúmeras vantagens sobre a hospedagem compartilhada, e até mesmo sobre a hospedagem dedicada quando analisado pelo lado financeiro. O importante aqui e avaliar a sua aplicação e calcular qual a melhor estratégia possível para manter o seu site no ar. Como sempre recomendo a DigitalOcean quando o assunto é cloud servers.

Cadastre-se na DigitalOcean e ganhe descontos!

Cadastre-se agora mesmo na DigitalOcean pelo botão abaixo e ganhe 10$ de desconto. Aproveite essa oportunidade única!

cadastre-se grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *