Introdução a Hospedagem de Sites

Entenda como funciona a hospedagem de sites e saiba como escolher a melhor hospedagem para você.

Toda ideia de site, blog ou mesmo uma loja online necessita que o seu idealizador faça duas grandes escolhas. Primeiramente ele necessita escolher um domínio (que nomeia o serviço) e em seguida um provedor de hospedagem. Caso desconheça qualquer um desses termos (domínio e provedor de hospedagem), não se preocupe, eles serão explicados no decorrer dessa série de artigos. Vamos aprender ao longo desta série como configurar um servidor web do zero, mas nosso objetivo hoje é apenas entender o conceito geral e ter uma introdução sobre hospedagem de sites.

De forma simplória, para ter um site você precisa contratar um provedor de hospedagem. O provedor é uma empresa que oferece um computador configurado com softwares especializados para servir páginas web. Esse computador (chamado de servidor) precisa ficar ligado na internet 24 horas por dia e com redundância de internet e energia, isso evita que uma queda em qualquer uma dessas coisas desligue esse computador e deixe o site de quem contratou o provedor fora do ar.

Introdução a Hospedagem de Sites

Essas empresas oferecem os seus serviços em três grandes grupos, que são eles o servidor compartilhado, os servidores virtuais e os servidores dedicados.

Como você já imaginou, um servidor compartilhado é um servidor de grande porte que suporta diversos clientes ao mesmo tempo. Esses clientes compartilham os recursos como memória RAM, disco, rede e processamento entre eles. Esse é o tipo de hospedagem mais barata que existe, porém sofre com problemas de performance e segurança. Como tudo é compartilhado no servidor, um cliente pode comprometer a performance de todos os outros clientes, basta que ele comece a gastar de forma descontrolada recursos da máquina. Por isso esse tipo de hospedagem acaba sendo vantajoso apenas para sites extremamente simples, um blog pessoal e lojas virtuais com poucos acessos simultâneos. As vantagens de se usar uma hospedagem compartilhada é seu baixo preço e facilidade de configuração, tudo já se encontra pronto, bastando o cliente enviar os arquivos de seu site ou loja virtual.

O segundo tipo de hospedagem que se encontra facilmente são os famosos VPS (Virtual Private Servers), eles são máquinas virtuais com recursos bem definidos. Você contrata um VPS escolhendo quanto de memória RAM, disco, processador e transferência deseja. São basicamente um servidor real grande, com bastante recursos reais, e esses recursos são utilizados para criar vários novos servidores memores virtuais. A grande vantagem deste tipo de abordagem é que seus recursos são privados, o que você contratou é seu, e desta forma, seu site não sofre caso algum outro cliente acabe usando mais recursos que contratou. A desvantagem desse tipo de servidor é que ele é manualmente configurado, programas e configurações de segurança ficam a cargo do contratante. Eu geralmente prefiro assim, pois desta forma tenho o controle melhor de como meus servidores são configurados.

O terceiro tipo de serviço de hospedagem que você pode encontrar por aí para hospedar seu site são os poderosos servidores dedicados. Esses sim são máquina poderosas exclusivas para você, nenhum outro cliente compartilha recursos com você, desta forma você tira 100% do hardware que contratou. Porém esse é o tipo de hospedagem é a mais cara, podendo chegar facilmente à casa dos R$ 500 ao mês, dependendo obviamente dos recursos solicitados.

Resumindo o que vimos até aqui, você aprendeu o que é um provedor de hospedagem, uma empresa especializada em manter um computador ligado e configurado na internet 24 horas por dia, com o objetivo de disponibilizar os sites de seus clientes aos visitantes. E aprendeu os três principais tipos de hospedagem. Obviamente existem outros tipos, porém o mercado brasileiro é em sua maioria composto destes três tipos, e os conhecendo tudo fica mais simples.

Nosso foco é estudar a DigitalOcean, por isso vamos usar muito os servidores VPS, que no meu entendimento são os melhores servidores disponíveis atualmente, aliando preço baixo com a facilidade em provisionar recursos. No próximo artigo vamos conhecer as vantagens e desvantagens da DigitalOcean, não perca.

Cadastre-se na DigitalOcean com Descontos!

Cadatre-se hoje mesmo na DigitalOcean e ganhe um cupom de $10 para iniciar os testes na plataforma

Renato Tavares

Analista de Sistemas

Sou formado em Análise de Sistemas e trabalho com Linux e programação há 10 anos, sou especialista em servidores WEB e apaixonado pela ferramenta que a DigitalOcean construiu.